Aquisição pública em geral como incentivo para despesas verdes nos Estados-Membros da UE

despesas

Por volta de 18 de janeiro de 2012, o governo irlandês declarou o seu primeiro Programa de Ação Verde para Aquisições Públicas. E, embora haja algumas críticas aos “Green Tenders” em eire sem dinheiro, o plano de atividades é um lembrete de que a aquisição de pessoas inclui um lado ambiental, porque é um método fácil de comercializar empreendimentos ecologicamente corretos e estimula muito mais manufatura sustentável. empresas. E, de acordo com o Comissário Ambiental da UE, os contratos públicos ecológicos (CPE) também têm uma função importante nas iniciativas da UE para se desenvolverem numa economia mais eficiente em termos de recursos.

Geralmente, o GPP denota a seleção de serviços e produtos, obras e serviços com impacto ambiental reduzido ao longo de todo o seu ciclo de vida. O GPP é geralmente aplicado como resultado de considerações ambientais, como a redução das emissões de gases de efeito estufa; no entanto, em alguns casos, o GPP também pode ter uma semelhança financeira, porque alguns produtos verdes são menos onerosos em relação a descarte e manutenção GRAN CURSOS.

No caso da Irlanda, o objectivo da acção “propostas verdes”
plano

é realmente ajudar os governos públicos irlandeses a executar o GPP. Conforme declarado pelo site da divisão irlandesa do Meio Ambiente, Comunidade e Autoridades Locais, o governo público na Irlanda gasta cerca de US $ 14 bilhões anuais em bens, obras e serviços. O pensamento do Green Tenders seria usando este poder de compra para revigorar a economia verde dentro do país. Entre os sectores prioritários para o seu plano de acção GPP irlandês estão os serviços de construção, electricidade, restauração e restauração e TIC. Consequentemente, as empresas empregadas nessas empresas provavelmente terão um incentivo adicional para investimentos em sistemas verdes, de modo que se qualificam para participar de licitações públicas.

Apesar do efeito favorável que o plano GPP irlandês deverá ter desde a eficácia dos recursos e a publicidade dos serviços e produtos ecológicos, a iniciativa irlandesa recebeu uma reação mista. Como exemplo, de acordo com o Independent.ie, a Associação Irlandesa de Bioenergia (IRBEA) lamentou que o plano mestre não resumisse o uso do setor de pessoas no cumprimento das metas de energia renovável da Irlanda. No entanto, o plano diretor provavelmente vai melhorar as empresas de investimento verde do país, impulsionando a eco-inovação.

Além disso, no ponto europeu, o GPP é considerado uma importante ferramenta voluntária para assegurar o uso e a produção sustentáveis. Verdadeiramente, a Comissão Européia está promovendo clínicas GPP, com as atuais Diretivas de Aquisições que oferecem uma série de oportunidades para a sua execução do GPP.

Naturalmente, alguns grandes benefícios do GPP são mais observáveis ​​do ponto de vista mais amplo da UE. Como afirma o manual da Comissão Europeia “Comprando verde! Uma pesquisa sobre contratos públicos ecológicos”, o governo público na Europa gasta cerca de US $ 2 bilhões por ano, o que equivale a 19% do PIB da UE. Juntamente com a despesa de pessoas da magnitude, a conformidade com GPP tem o potencial de gerar efeitos notáveis. Na lista de casos de contratos verdes fornecidos neste manual da Comissão estão computadores eficientes em termos energéticos, mobiliário de negócios a partir de madeira sustentável e energia proveniente de fontes de energia renováveis. A Comissão também considera a GPP como catalisadora da eco-inovação, nomeadamente nas indústrias do mercado em que os compradores de pessoas representam uma grande parte desta indústria, como a estrutura e os produtos e serviços de saúde.

Para que o GPP seja muito eficiente, os critérios aplicáveis ​​à gama de importantes fornecedores de mercadorias e serviços precisam ser desenvolvidos com muita atenção. Até mesmo a UE estabeleceu critérios GPP para obter vários grupos de bens e serviços diferentes, juntamente com os critérios agora analisados ​​e atualizados regularmente. A meta é realmente que os Estados-Membros da UE tenham a capacidade de adequar os critérios aos arquivos que são concursos. Valor de formulário dos requisitos de GPP no que diz respeito às técnicas de concurso, eles também são capazes de funcionar como diretrizes de fluxo de trabalho por empresas de investimento eco-friendly.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *